quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bebê intitulado de ''ariano perfeito'' era, na verdade, judeu



Fotografia de Hessy Taft foi enviada para os nazistas por um fotógrafo
Foto: Reprodução Museu do Holocausto


BERLIM — O bebê “ariano ideal”, cuja fotografia foi escolhida pelos nazistas e selecionada pelo próprio Joseph Goebbels para aparecer na capa de uma revista de propaganda, era, na verdade, judeu. A revelação foi feita pela própria Hessy Taft, hoje com 80 anos, que teve o rosto replicado em toda a Alemanha nazista em cartões e cartazes.

A mulher doou uma cópia da revista ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, como parte da campanha ‘Recolhendo Fragmentos’, lançada em 2011 para estimular pessoas a doarem materiais ligados ao holocausto. Ao fazer a entrega, Hessy disse que sentia um pouco de vingança, “algo parecido com satisfação.”

— Eu posso rir disso agora. Mas se os nazistas soubessem quem eu realmente era, eu não estaria viva hoje — disse ela ao jornal alemão “Bild”.

Em 1935, a mãe de Hessy e sua tia a levaram para ser fotografada por Hans Ballin, um renomado fotógrafo em Berlim. Sete meses mais tarde, para surpresa da família, a empregada da família disse ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazista “Sonnie ins Hous” (Raio de Sol na casa, em tradução livre).

A imagem havia sido escolhida em um concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazista, chefiado por Joseph Goebbels. A melhor entre cem fotos clicadas pelos melhores fotógrafos alemães representaria o “bebê alemão ariano ideal” e seria capa da revista.

Sem que a família Levinson soubesse, Ballin submeteu a foto de Hessy e de outros dez bebês. A ironia de a fotografia trazer uma judia foi motivo de piada durante muito tempo na família.

“Eu queria fazer os nazistas parecerem ridículos”, teria dito Ballin.


Quando perguntada o que diria para o fotógrafo hoje, Hessy respondeu: “Eu diria: ‘Que bom que você teve coragem’”. A foto da menina também foi redistribuída em cartões postais em todo o país e até na Lituânia.


Aos 80 anos, Hessy Taft declarou sua nacionalidade para o mundo

Após o episódio, o bebê foi mantido escondido pela sua família com medo de que ela pudesse ser reconhecido pelas pessoas na rua. Logo depois, os pais dela, cantores, decidiram fugir para a Letônia, Paris e Cuba, antes de finalmente se estabelecer nos Estados Unidos.

Hessy se formou em química na Universidade de Columbia e se casou, em 1959, com Earl Taft. O casal tem dois filhos e quatro netos. Ela ainda leciona química na Universidade de St. John's.

Apesar de sua família mais próxima ter sobrevivido ao holocausto, a maioria de seus parentes foram mortos pelos nazistas e seus colaboradores.




Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/bebe-ariano-ideal-estampado-em-capa-de-revista-nazista-era-judeu-13116678#ixzz36SYrtSQa

Nenhum comentário: