quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Documentário - Botinada, A historia do punk no Brasil



 Documentário contando um pouco da história do punk no Brasil!








Brasil

O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 70, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto estado-unidenses e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Aqui surge a primeira banda punk brasileira: Restos de Nada.






A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que criou a banda. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.


No final de 2011 um grupo de punks anarquistas e antifascistas invadiu um prédio abandonado pela administração da Universidade de São Paulo dentro do campus Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste da capital paulista.
No Brasil já ocorreram confrontos documentados entre grupos de punks e skinheads.Em Belo Horizonte uma briga entre punks e skinheads deixou duas pessoas feridas por facadas na Praça da Liberdade. Em São Paulo um skinhead obrigou um punk a pular da janela de um trem. Na rua augusta punks também mataram um skinhead.


Em São Paulo já foram registrados confrontos entre punks e e skinheads envolvendo aproximadamente 200 pessoas. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, uma briga envolvendo punks, skinheads e neonazistas resultou em 8 feridos.







fonte: wikipédia

 tags; punk, rock, documentário, história, movimento punk,

Nenhum comentário: