sábado, 27 de outubro de 2012

Os puxa-sacos no Serviço Público





Puxa-saco é aquele cara que começa a rir antes mesmo do chefe terminar a piada. Tanto no Poder Executivo como no Legislativo tem pelo menos um? Veja como lidar com esses bajuladores de plantão.


A história da humanidade está cheia de puxa-sacos. Eles são parasitas que florescem a sombra de quem tem poder. “O puxa-saco não nasce, ele brota”. Você convive com pelo menos um deles em seu trabalho, porque qualquer órgãos tem um puxa-saco de plantão.


O legítimo puxa-saco transforma respeito em veneração. O que o chefe pedir, o puxa-saco faz. E quando chefe não pede, ele se oferece para fazer. O puxa-saco chega antes do chefe e não vai embora enquanto o chefe não for. E gosta de mostrar uma intimidade que não existe. Na festinha de aniversário do chefe, é ele quem puxa o coro do pique-pique. Ele até tem uma frase reveladora: "Chefe, sem querer ser puxa-saco”!


Se é desprezado ou criticado, o puxa-saco não se encolhe e nem desiste. Pelo contrário, ele aumenta a dose de puxa-saquismo.


Infelizmente, a grande maioria dos políticos, principalmente os detentores de mandatos, adora a companhia de um assessor puxa-saco, a tradicional figura do bajulador. Mas a vida do servidor público não é uma tarefa fácil mesmo, pois ainda tem que conviver com falsos moralistas, picaretas, hipócritas e espertalhões.


Os políticos (salvo raríssimas exceções) adoram os puxa-sacos por serem adeptos da pratica da bajulação. Esta figura desprezível, dentro de sua versatilidade, consegue interpretar e conviver com a maior tranqüilidade. Ele é servil, dedicado, submisso, esforça-se ao máximo para agradar, submete-se a qualquer sacrifício, não tem preconceito nem partido político, não torce por nenhum time de futebol, está sempre disposto, é inimigo do mau-humor, não guarda rancor e ainda trata seu ídolo de doutor.




1. Quando o chefe chegar seja o primeiro a dar bom-dia, com um grande sorriso nos lábios.
2. Toda vez que seu chefe espirrar diga “saúde”, não importa a quantidade de espirro.
3. Morra de rir das piadas que seu chefe conta, mesmo que seja a mais sem graça do mundo.
4. Cole um adesivo no carro com a seguinte frase: “Eu Amo Meu Chefe”.
5. Tente se parecer ao máximo com seu chefe.
6. Nunca saia do escritório antes dele.
7. Demonstre sempre muita eficiência.
8. Quando te passar uma tarefa, faça-a o mais rápido possível.
9. Se o chefe por acaso soltar um pum finja que não ouviu e nem sentiu nada.
10. Seja sempre muito atencioso com seu chefe, demonstrando sempre muito carinho por sua pessoa.


1. Puxa-saco
Sinônimos: adulador babão baba-ovo bajoujo capacho chaleira chupa-caldo corta-jaca lambe-botas lambe-cu lambedor lambe-esporas lambeta louvaminheiro pelego sabujo servil xeleléu zumbaieiro lambe-rola bajulador
2. Pelego
Sinônimos: traidor capacho puxa-saco sem convicção caxias fura greve frouxo submisso engrossador de fileira seguidor baba-ovo bajulador dedo-duro traíra quinta-coluna puxa saco baba ovo
3. Lacaio
Sinônimos: criado mordomo serviçal aio puxa-saco escravo voluntário capacho pau mandado bajulador adulador chaleira cheireta engrossador incensador lacaio louvaminheiro sabujo servil subserviente agregado amamentado doméstico eorpisleníosvo5vido familiar fâmulo grande ntitrido ordo originadorproduzia servente servo desprezível abjeto asqueroso aviltante cachorro ignóbil indigno ínfimo miserável negregado obnóxio odioso pífio pulha repelente vergonhoso vil esbirro beleguim capanga galopim guardacostas pajem portador sevandija amável dedicado diligente obsequiador obsequioso oficioso prestadio prestante prestativo prestimoso volante servidor subordinado empregado baba ovo rouba-bandeira





TAGS: PUXA-SACO, LAMBE-SACO, SEM CARATER, FRACO




FONTE:
Blog do Evandro Farias

Nenhum comentário: