domingo, 16 de setembro de 2012

Quem foi Joana D'Arc?



NOME: Joana d'Arc (19 anos)

QUEM FOI: Heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

NASCIMENTO: 6 de janeiro 1412 - Domrémy-la-Pucelle, França

MORTE: 30 de maio 1431 - Rouen, França.

CAUSA DA MORTE: Queimada viva (pela Inquisição).

OBS.: Médium extraordinária, foi queimada viva, como bruxa, pela Santa Inquisição. A cerimônia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Rouen. Antes da execução ela se confessou com Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão. Entrou, vestida de branco, na praça cheia de gente, e foi colocada na plataforma montada para sua execução. Após lerem o seu veredito, Joana foi queimada viva. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública. Era o fim da heroína francesa.


Ilustração mostrando Joana d'Arc antes de ser queimada.


Inquisição

A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.



tags: quem foi? joana d'arc, bruxa, heroína, queimada viva, inquisição


http://mortenahistoria.blogspot.com.br

Nenhum comentário: