domingo, 19 de agosto de 2012

A pequena e bela Cambará do Sul - Serra gaúcha





A pequena cidade de Cambará do Sul encanta pela riqueza de seus tesouros naturais. Cânions, rios, cachoeiras, florestas de araucárias e cordilheiras aveludadas, formam um verdadeiro santuário ecológico na Serra Gaúcha, nordeste do estado do Rio Grande do Sul.
Somado à paisagem natural, está a cultura típica local, a hospitalidade do povo serrano, as aconchegantes pousadas e a gastronomia típica e variada, dando suporte ao turismo que começa a despontar.
Os primeiros habitantes e verdadeiros nativos foram os índios Kaigangues que viviam livres e em harmonia com a natureza. Com uma diversidade de raças, etnias e movimentos como o tropeirismo, ajudaram a construir antes e depois do descobrimento do Brasil o que chamamos hoje de identidade cultural do povo serrano. O povo serrano cambaraense conta atualmente com cerca de 7.000 habitantes, distribuídos em três distritos num território de 1.158km².
O clima é subtropical, com temperatura média anual de 18ºC, sendo mínima absoluta de -8ºC e a máxima anual de 32ºC. Podendo ocorrer precipitação de neve, é comum no inverno registrar as mais baixas temperaturas do estado e do Brasil, sendo um convite para curtir as delícias da estação.
A região abriga dois Parques Nacionais, o Aparados da Serra e o Serra Geral que somam aproximadamente 27.000hac de áreas conservadas, ostentando uma fauna diversificada e uma flora exuberante com árvores nativas de rara beleza com singular valor cultural e científico, que entre outras está a cambará, a qual originou o nome à cidade, abençoada por Deus e bonita por natureza…




TELEFONES ÚTEIS
  • Prefeitura Municipal: (54) 3251-1176
  • Secretaria Municipal de Turismo: (54) 3251-1557
  • Casa do Turista: (54) 3251-1320
  • Centro Cultural: (54) 3251-1557
  • Rodoviária: (54) 3251-1567
  • Hospital: (54) 3251-1167
  • Brigada Militar: (54) 3251-1190
  • Delegacia de Polícia: (54) 3251-1303
As rochas encontradas em Cambará do Sul têm de 137 à 150 milhões de anos e são chamadas de basalto. A terra tem 4,6 bilhões de anos e os homens nela a 2,5 milhões de anos.
Basalto é uma rocha magmática porque resulta da consolidação do magma (material ígneo que está no interior do globo terrestre) e é chamado também de rocha magmática extrusiva porque sua consolidação ocorreu na superfície.
A cerca de 137 à 150 milhões de anos atrás a terra era formada por um único continente chamado de Pangéa. Todo esse território era constituído de um deserto chamado de bacia sedimentar do Paraná.
Então aconteceu o que na geologia é chamado de “Derrames Basálticos” ou seja, esse deserto se rachou e o magma do centro da terra imergiu e alagou uma área de 1.000.000 Km². O magma vinha do centro da terra a uma temperatura de 10ºC resfriava e solidificava ao mesmo tempo. Assim ocorreram 13 derrames basálticos.
Com uma população de 6711, altitude de 980m, clima subtropical, pode ser acessada pela rodovias RS 020, RS 427, ditante 180 km de Porto Alegre.
É roteiro de quem admira os Cânios e o turismo rural e eco-turismo. Tem nas suas vizinhanças São Francisco de Paula e São José dos Ausentes como destinos também bastante procurados


Caminhos da Neve
Locais onde além do frio, a presença da neve é uma constante durante os invernos. A precipitação da umidade em forma de flocos de neve não depende somente da temperatura. Outros fatores são necessários estar combinados para que o fenômeno acorra. Esta ocorrência é mais comum nos municípios da serra do Rio Grande do Sul, Região dos Vinhedos, alguns municípios da Rota Romântica e Região dos Canions.
Considerando a maior constância do fenômeno, podemos listar nos Caminhos da Neve os seguintes municípios: Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus e Vacaria.


A pequena cidade de Cambará do Sul



















Canion Fortaleza - Pedra do segredo
Canion Fortaleza - Cascata do tigre preto




A geada em Cambará
Usina
A neve



tags: cambará, frio, neve, geada, aparatos de cima da serra, turismo, gaucha,


http://viageiro.com

Nenhum comentário: