terça-feira, 31 de julho de 2012

Muitas curiosidades sobre a Suíça

A expectativa de vida na Suíça praticamente dobrou de 1900 para cá. Um homem nascido hoje viverá em média 77.9 anos, enquanto que a mulher chegará aos 83 anos.

A suíça tem 1,11% de habitantes com mais de 100 anos, a mais alta porcentagem da Europa. Apenas os japoneses conseguem melhores marcas. Em 2000, havia 798 habitantes centenários, dos quais, 677 eram
mulheres, em meio a uma população de 7.2 milhões.


Pequenas quantidades de açafrão são produzidas na região do Alto-Ródano, no Cantão do Valais. O extremamente caro e reluzente pó, originário da planta do açafrão, ou crocus sativus, é usado para dar cor e sabor ao arroz e às massas, assim como a algumas bebidas alcoólicas.

A Suíça é um bom país para você ter uma quebra na monotonia de igrejas, museus, escultura, etc. Tem muita natureza, esportes radicais e cenários lindos!


Os suíços são conhecidos por seus bancos e companhias de seguro, seu chocolate, seus queijos, seus fondues, seus relógios, sua indústria química e farmacêutica (representada por
empresas como, por exemplo, a Novartis - originada pela fusão entre a Ciba-Geigy e a Sandoz -, a Roche, ou a OM Pharma), sua indústria cosmética de alta qualidade e prestígio internacional (destacam-se marcas como La Prairie, Juvena, Valmont, entre muitas outras), sua indústria alimentar (destaca-se a "gigante" Nestlé), sua indústria têxtil de qualidade, sua neutralidade e seus internatos privados.


A capital administrativa é Berna, apesar de muitos acharem que é Zurique.

1. A Suíça é um país europeu sem costa. É montanhoso e quase todo coberto pelos Alpes. Faz fronteiras com a Itália, França, Alemanha, Áustria e Liechtenstein.
2. São quatro idiomas oficiais: alemão (64% da população), francês (20%) e italiano(7%). A quarta língua, o romanche, enraizado no cantão dos Grisões, no leste do país, é falado por menos de 1% da população.
3. A Capital administrativa é Berna. Genebra e Zurique foram apontadas pela ONU como as cidades com a melhor qualidade de vida do mundo.
4. A Suíça não tem litoral, mas possui grandes e belos lagos como o Lago dos Quatro Cantões, Lago Leman, Lago Maggiore, o Lago Neuchâtel e o Lago de Zurich.
5. A democracia é super respeitada e o país é absolutamente neutro, não participando de guerras desde 1815.
6. Lausanne é a sede do Comité Olímpico Internacional e lá se encontra também o Museu Olímpico e a Catedral de Lausanne que é um dos mais belos monumentos góticos do mundo.
7. Os suíços são conhecidos por seus bancos e companhias de seguro, seu chocolate, seus queijos, seus fondues, seus relógios e sua indústria química e farmacêutica.
8. A empresa suíça mais conhecida é a Nestlé, cuja matriz fica na cidade de Vevey, onde a língua mais falada é o francês.


9. Tem uma das economias mais ricas do Mundo e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais como a FIFA e a UEFA.
10. É um dos poucos países que pode abrigar toda a sua população em um abrigo nuclear com comida e suprimento por um período de 1 ano, no caso de uma guerra.
11. Quase todas as casas de Zurique pertencem aos bancos que as alugam para as pessoas morarem.
12. Todos os rapazes suíços são obrigados a ingressar no exército.
13. Lá existe um refrigerante que se chama Rivela, feito de soro de leite, mas não é branco, tem a cor do Guaraná do Brasil.
14. Os produtos lácteos e queijos como a raclette, são muito típicos. Uma delícia indiscutível do país são os chocolates, conhecidos como os melhores do mundo.
15. As leis Suiças são estritas quanto ao consumo de álcool. Os vinhos locais são bons, embora caros, os licores de fruta e o café também são bastante consumidos.

A Suíça é uma das economias mais ricas do Mundo e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais como a FIFA e a UEFA.

O povo suíço é muito ‘certinho’, muito frios e não se comunicam muito com as outras pessoas.


O inverno é muito frio e no verão costuma chegar no máximo aos 30 graus.


Algumas mulheres fazem topless. (E por incrível ninguém fica olhando).


Existe um refrigerante que se chama Rivela, é feito de soro de leite, mas não é branco, é da cor do Guaraná do Brasil.

O chocolate é muito forte.


tags: curiosidades, suíça, crepe, chocolate, alpes,

fonte: http://www.sitedecuriosidades.com / http://pt.shvoong.com/

Nenhum comentário: