sábado, 14 de julho de 2012

Estudante comandou robô por pensamento a 2.000 km de distancia



Um estudante de Israel controlou com total sucesso um robô apenas com a força do pensamento a 2.000 km de distância. As ondas cerebrais do universitário Tirosh Shapira foram gravadas por cientistas especialistas em computação da Universidade Bar-Ilan, sendo processados por um algoritmo e comandos correspondentes, em seguida o robô recebeu os dados via internet com base nos estudos do Béziers Technology Institute.

Shapira foi capaz de fazer o robô girar a cabeça em um ângulo de 30 graus para a esquerda e para a direita. Bastava o estudante imaginar as pernas andando e elas andavam; pensar nos braços direito e esquerdo se movimentando e eles assim o faziam.

Ele foi capaz também de fazer o robô encontrar um bule de chá e fazê-lo seguir uma pessoa. O teste bem sucedido foi relatado na revista New Scientist e apresentado na BioRob 2012. Pela primeira vez um robô foi controlado usando ressonância magnética funcional em uma distância tão grande.

Os próximos testes serão aplicados em um chip implantado em uma voluntária para tentar promover a reabilitação, fazendo com que uma paciente paralisada possa segurar uma garrafa de café, abri-la, se servir e colocar o copo na boca usando um braço robótico. Os testes cimentaram a primeira vez que um ser humano controlou um objeto físico usando o poder da mente através de sistemas eletrônicos em uma distância considerável.

A chave para o sucesso usando um robô teleoperado é imaginar a si mesmo como parte dele, pois a equipe francesa encaixou uma câmera no topo da cabeça do robô e Shapira em Israel podia ver o que existia a frente dele. “Eu realmente senti como se estivesse lá”, disse Shapira. A próxima etapa será a estimulação muscular, promovendo mais realismo ao robô HRP-4. Os pesquisadores testarão novas habilidades em voluntários com paralisia para que a nova tecnologia seja capaz de mudar vidas.

tags: estudante, robô, robótica, interessante, pensamento, ciencia, israel,

Nenhum comentário: