sexta-feira, 8 de junho de 2012

Por onde anda o cantor Dalto?

Dalto


Filho adotivo de Niterói, o cantor e compositor Dalto, se mudou do bairro da Tijuca, no Rio, para a cidade na infância e não saiu mais. “Adoro essa cidade e não aceito as críticas de quem fala mal de quem está trabalhando pelo desenvolvimento de Niterói”, afirma o artista, que também é médico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de integrar o Conselho Consultivo Municipal, que assessora o prefeito Jorge Roberto Silveira.

“Aceitei fazer parte do Conselho porque tenho certeza de que posso contribuir com ideias e sugestões. Então, fico muito chateado, quando aparecem pessoas questionando minha participação no Conselho só por ser um artista. Como se o fato de ser um artista fosse incompatível com o meu cargo temporário a serviço da população de Niterói”, argumenta. Nesse sentido, ele garante que o artista e o médico ‘emprestam’ sensibilidade e experiência ao conselheiro Dalto.





Dalto Roberto Medeiros, desejava ser apenas um compositor popular, mas o que não esperava era que suas letras marcantes e seu talento vocal fariam ele alçar vôos mais altos e se consagrar no cenário musical brasileiro. “Hoje vivo caçando sonhos. Vivo o dia a dia e isso me dá o maior prazer. Meus sonhos agora são coletivos: quero o povo com um salário melhor, que as pessoas tenham segurança e que o Brasil seja um país decente”, reivindica.





Filho de um poeta e uma professora, aos 15 anos aprendeu a tocar violão e decidiu virar músico. Depois decidiu dar um tempo na música e se dedicar à faculdade de medicina. Mas logo que se formou, Dalto se entregou de vez à sua eterna paixão. Lançou-se na carreira solo em 1974... e hoje diz: “Não consigo mais associar minha vida sem a música. Assim como a medicina preventiva, a música não deixa as pessoas adoecerem, tem um alento, faz bem”, completa.

Anjo



Se você vê estrelas demais

Lembre que um sonho não volta atrás
Chega perto e diz anjo
Se você sente o corpo colar
Solte seu medo bem devagar
Chega perto e diz anjo
Se alguma coisa louca
Sai do seu olhar
Fica em silêncio
Deixa o amor entrar
Pra que tanta pressa de chegar
Se eu sei o jeito e o lugar
se eu sei seu jeito e o lugar...





VIDA E OBRA

Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro.


No início da década de 70, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou compactos, como: "Miragem" e "Fanny", pela gravadora "Top Tape" em 1971. Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico.




Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon.


O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção "Bem-te-vi", parceria com Cláudio Rabello mas gravada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias; e "Leão Ferido", interpretado por Byafra.


No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: "Muito estranho" (cuida bem de mim), "Espelho d'agua", lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon, que vende mais de um milhão e meio de cópias, e leva o cantor ao topo das paradas. Dalto grava mais alguns discos nos anos seguintes.




Outro grande sucesso do cantor é a música "Anjo", gravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova, a canção foi composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Correa.


Atualmente, Dalto entrou para trilha sonora da novela 'Viver a Vida' com a canção "Faça um Pedido".




Os amigos e fãs do cantor e compositor Dalto compareceram em peso ao show de Natal, que teve participação na abertura e no final do cantor Rodrigo Chaudon, no Restaurante Academia de Niterói, em São Francisco, no dia 23 de dezembro/2010.


No repertório, todos os sucessos da carreira, incluindo a música "Faça um pedido" tema da novela Viver a Vida. Integrantes e amigos do ex-grupo "Os Lobos! subiram ao palco e relembraram sucesso como "Fanny".


E por falar em
SAUDADE "Virei cantor na marra, minha onda era ser compositor. Mas aí meu disco fez sucesso, e segui em frente", lembra o artista a Radio Globo...


FONTE

Wikipédia



tags: muito estranho, dalto, anos 80, onde anda, cantor, romantico

2 comentários:

Unknown disse...

Me dissera que ele teria morrido

Unknown disse...

Adoro Dalton