segunda-feira, 11 de junho de 2012

Geada, você sabe o que é?

Fotos do Frio e geada

Fotos do Frio e Geada





Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido a queda de temperatura da superfície abaixo de zero grau Celsius. A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar. Dependendo da intensidade e da extensão da geada, o fenômeno pode causar sérios danos a agricultura, queimando e ressecando a folhagem das plantas, especialmente das hortaliças.

Geada é o congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque na superfície a temperatura pode ser até 5°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície perde. A temperatura na superfície é chamada de temperatura na relva. Então com temperaturas de até +5°C pode-se ocorrer geadas. Quando se forma apenas um camada de gelo na superfície chama-se de geada branca e quando a seiva das plantas congela chama-se de geada negra. Este ultimo tipo, é a mais devastadora para as plantações, mas só ocorrem em cidades bem frias e no Brasil afeta apenas as cidades serranas do sul. A geada negra muitas vezes se forma devido ao vento muito gelado congelar as plantas e muitas vezes nem se forma gelo na superfície em função de ocorrer durante qualquer hora do dia quando o ar esta mais seco. A geada branca atinge diferentes intensidades. Geada fraca é quando a temperatura do ar esta entre +3°C e +5°C, mais ou menos. Moderada é quando a temperatura do ar esta entre +1°C e +3°C, mais ou menos e geada forte é quando a temperatura do ar esta menor ou igual a 0°C. As geadas fortes são as geadas negras. Porém já foram registradas geadas com temperaturas de +6°C, pois a temperatura na relva ficou até 7°C menor que no ar. Isto porque dependendo das condições de umidade relativa do ar a perda de temperatura na superfície é muito maior.


 


Clique na imagem para vê-la ampliada





Freqüência de Geadas no Brasil:

Regiões com alta freqüência: Estas regiões que tem grande freqüência de geadas costumam registrar mais de 20 geadas por ano, sendo que em algumas localidades registra-se mais de 40 geadas. Porém esta área não é muito grande, abrangendo o nordeste do Rio Grande do Sul, planalto sul catarinense, meio oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná. Esta regiões são áreas de serra com as menores temperaturas do Brasil e registros de mínimas inferior a 0°C. Há também uma média de ocorrências de neve. As temperaturas, nos dias mais frios, costumam chegar a -6°C, porém é possível ficar perto dos -10°C. O normal da ocorrência é desde abril até novembro.

Regiões com freqüência média: Estas regiões, são as quais as geadas ocorrem todo ano e tem freqüência superior a, pelo menos, 5 geadas por ano. Estas são as regiões que abrangem, todo o Rio Grande do sul, exceto a faixa leste e litorânea, todo o estado de Santa Catarina, exceto o litoral, todo o Paraná, exceto a faixa norte e o litoral e a serra da Mantiqueira no extremo norte-nordeste de São Paulo e o sul de Minas Gerais. As geadas são registradas desde o mês de maio até setembro. As temperaturas podem chegar a -1°C, nas áreas mais frias, porém em casos muito frios, chegam a até -4°C.

Regiões com freqüência baixa: Esta regiões não chegam a registrar mais de 5 geadas por ano, exceto em alguns anos de ocorrências anormais. Estas regiões são, todo o litoral da região sul, a faixa leste do Rio Grande do Sul, norte do Paraná, o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o centro, oeste e sul paulista. As temperaturas mínimas não ficam menor que 2°C, por isso não ocorre geadas forte, ou negras. Porém em casos isolados em raros anos a temperatura chegou a 0°C. Geadas podem ocorrer em, junho, julho e/ou agosto. Dificilmente registra-se nos 3 meses. É mais comum em julho, com raras ocorrências em agosto. Apenas na faixa leste do Rio Grande do Sul a geada é mais provável em qualquer um dos 3 meses e é possível ocorrer em maio e setembro. Mesmo tendo esta maior probabilidade, a faixa leste do RS não registra mais de 5 geadas/ano com freqüência.

Regiões de registros ocasionais: Algumas regiões não é comum ocorrer geadas porém o fenômeno pode ocorrer em casos esporádicos. Isto acontece no sul e leste de Goiás, leste de São Paulo, centro do Mato Grosso do Sul e triangulo mineiro. Geralmente ocorre em função de massas de ar polar muito fortes.








Fontes: Wikipédia e Climabrasileiro

Nenhum comentário: