sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nem só de frio vive Gramado!






 


 A menos de 150 km da Capital do Rio Grande do Sul, nos deparamos com uma pequena e charmosa cidade chamada Gramado. Com quase 50 mil habitantes é considerada o terceiro destino turístico mais visitado do Brasil.

A colonização basicamente alemã se reflete na bela arquitetura e principalmente na gastronomia que nos presenteia com vistas exuberantes e saborosos restaurantes típicos. Observamos suas origens também na preservação dos museus e parque temáticos que retratam a cultura e as tradições européias de seus colonizadores.









Gramado tem uma identidade turística bem diversificada, que vai do lazer ao business. Ao mesmo tempo em que o clima frio e aconchegante do inverno atrai casais em busca de romantismo e tranquilidade, temos os grandes espaços para eventos que lotam a cidade durante todo ano com as mais diversas realizações. Essa variedade nos mostra que Gramado não é um destino apenas de inverno. Não se pode negar que entre os meses de junho e agosto a cidade se torna muito mais charmosa com direito a jantares à beira da lareira, regados a um bom vinho para espantar o frio que predomina nesta época do ano.

Um dos atrativos que não se deve deixar de visitar são as casas especializadas em café colonial e fondue, tradicionais na região. A gastronomia de Gramado merece uma matéria à parte, mas a dica neste “diário de bordo” é: tire uma tarde para se deliciar entre os mais de 80 itens, de alimentos, na sua maioria de produção artesanal, como pães variados, manteiga e geléias, queijos, bolos e doces, frios e embutidos, leite, café, chocolate quente, salsicha bock, entre outros produtos típicos que compõem a farta mesa dos tradicionais cafés coloniais da cidade.

É impossível ir a Gramado e não saborear, sem culpa, os deliciosos chocolates produzidos nas tradicionais fábricas da região. Sem falar nas tentadoras lojinhas de guloseimas que se espalham pelas ruas centrais. É irresistível!


Para os marinheiros de primeira viagem a dica para conhecer os principais pontos turísticos é optar pelo passeio de jardineira, um ônibus caracterizado, que percorre 16 km pelas ruas da cidade, passando pelo Vale do Quilombo e o Lago Negro, entre outros locais interessantes.

Gramado é também conhecida pelos seus cristais coloridos confeccionados através da rudimentar e secreta técnica de Murano, criada na Itália, no século XV. É comum se visitar a fábrica e assistir a uma demonstração de como são produzidos os mimos, sendo inclusive convidado para participar do processo.

Ao longo de todo o ano, há festas e eventos diversos com programações para turistas de todas as idades. Em agosto, a atração é o Festival de Cinema que reúne premiados atores e diretores nacionais da América Latina e da Europa.

De novembro a janeiro, dominam as cores e o espírito das festas de fim de ano. A decoração natalina enche as ruas e avenidas de brilho, criando um dos eventos abertos mais concorridos do país: o exuberante Natal de Luz traz paradas noturnas com música, dança e fogos de artifício. É sem dúvida um espetáculo maravilhoso!



Entre as atrações mais visitadas pelos turistas destacamos a famosa Rua Madre Verônica, ou melhor, Rua Coberta – que ganhou esse nome por causa do telhado transparente enfeitado com trepadeiras. Um calçadão com bons restaurantes, cafés, bistrôs e um farto comércio com produtos típicos. Nos feriados e temporadas é cenário constante de eventos como desfiles de moda e apresentações culturais.

Além dos inúmeros restaurantes, do comércio diversificado e da excelente infra-estrutura receptiva, a cidade é marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, atraindo ecoturistas de todo o país.

Estando em Gramado não deixe de ir ao Mirante Vale do Quilombo, ao lago Negro, ao pórtico de entrada via Taquara, ao Mini Mundo, à Cascata Véu de Noiva, à Aldeia do Papai Noel, ao Palácio dos Festivais, à praça Major Nicoletti, à igreja São Pedro, ao centro de cultura e ao Museu Medieval, e também, ao único Museu de Cutelaria do Brasil, exibindo facas, espadas, adagas, e diversas peças de todas as partes do mundo.



Gramado também tem uma das mais agitadas vida noturna da Serra Gaucha, atraindo jovens e adultos, mesmo que hospedados nas proximidades. A Avenida das Hortênsias reúne os melhores e mais badalados bares e restaurantes da região. Já as opções vão dos tradicionais à pubs e casas de shows que agradam casais e jovens em busca de diversão. A dica é ir ao famoso Bill Bar com um ambiente sofisticado que se divide em duas pistas de dança, bar lounge, sinuca, boliche e cachaçaria.

Por todos estes atrativos, Gramado desenvolveu uma política forte de incentivo ao turismo local, explorando desde sua paisagem natural ao conforto e comodidade oferecido pelas redes de hotéis, transporte e restaurante. Por isso asseguro que ir a Gramado é diversão garantida!

As fotos são minhas, texto fonte: www.radiocidadejf.com.br

Nenhum comentário: