sábado, 24 de março de 2012

Tratamento para calvície


Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu uma pista biológica para a calvície que poderia se transformar em um tratamento que interromperia ou até mesmo faria a reversão do afinamento dos cabelos.

Durante uma análise com homens calvos e ratos de laboratório, os pesquisadores acabaram descobrindo uma proteína que leva à perda dos cabelos. Os cientistas apontaram que as drogas que seguem esse caminho já estão sendo produzidas.

O estudo em questão teve a sua publicação na revista Science Translational Medicine. A pesquisa poderia resultar na produção de um creme para o tratamento de calvície.

Grande parte dos homens começam as perder os cabelos na meia-idade. A estimativa aponta que até os 70 anos de idade, 80% dos homens sofrem algum tipo de queda de cabelo.

Fatores genéticos, assim como o hormônio sexual masculino testosterona, tem um papel determinante neste processo. Ambos provocam a redução dos folículos capilares, até o momento em que eles se tornem tão pequenos que parecem invisíveis.

O estudo da Universidade da Pensilvânia analisou quais são os genes ativados quando os homens começam a ter a queda de cabelo. Os pesquisadores fizeram a verificação dos níveis de uma proteína-chave com o nome de prostaglandina D sintetase, os quais são elevados nas células dos folículos capilares situados nas áreas calvas do couro cabeludo.

Os testes feitos em camundongos criados para possuírem altos níveis da proteína ficaram totalmente calvos. Cabelos humanos que foram transplantados também pararam o crescimento quando receberam a proteína.

O crescimento dos cabelos teria a sua inibição quando a proteína se liga em um receptor nas células dos folículos capilares. O coordenador do estudo, o dermatologista George Cotsarellis, faz prognósticos sobre a pesquisa:

“O próximo passo será procurar compostos que afetam esse receptor e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida”.



fonte: http://sobreisso.com/

Nenhum comentário: