quarta-feira, 28 de março de 2012

Novo satélite irá expandir a banda larga no Brasil

São Paulo – O Brasil anunciou hoje que prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação que permitirá levar internet banda larga para todos os municípios do país.

A declaração foi feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, durante conferência em Nova Delhi, na Índia.

Segundo o ministro, haverá um concurso internacional para buscar uma cooperação técnica e tecnológica para o satélite. A construção e o lançamento serão de responsabilidade da Telebrás e da Embraer, com um custo estimado de R$ 750 milhões.

O prazo para a conclusão do projeto, no entanto, não foi informada pelo governo. De acordo com o ministro, o novo satélite permitirá expandir o acesso à internet no Brasil, levando a opção de conexão banda larga e 3G aos municípios do país.

Além do satélite de comunicação, o Brasil também discute com Índia e África do Sul o lançamento de outro tipo de satélite, para observação do clima no Atlântico Sul e que permitirá entender anomalias com o campo magnético terrestre.

O ministro participa da delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula dos Brics (bloco dos países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China), que ocorre em Nova Delhi.


fonte: http://info.abril.com.br

Nenhum comentário: