quinta-feira, 1 de março de 2012

Justiça mantém presidente do Fener detido, e torcida enfrenta a polícia

Confusão aconteceu na capital da Turquia após pedido de habeas corpus para Aziz Yildirim, acusado de manipulação de resultados, ser negado

Aziz Yildirim, presidente do Fenerbahçe (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Aziz Yildirim, presidente do Fenerbahçe, continua
preso na Turquia

Torcedores do Fenerbahçe entraram em confronto com policiais, na madrugada deste sábado, em Istambul, após a Justiça da Turquia negar habeas corpus ao presidente do clube, Aziz Yildirim, acusado de manipulação de resultados em partidas do futebol do país. Os confrontos começaram após o anúncio da decisão judicial, que desagradou os mais de cinco mil torcedores que se aglomeravam em frente ao Palácio de Justiça de Caglayan gritando palavras de apoio ao presidente do clube, que se diz inocente.

Os policiais tiveram de usar gás lacrimogêneo e jatos de água para tentar dispersar o protesto, enquanto os torcedores responderam com o lançamento de garrafas. Além de Yildirim, que está em prisão preventiva desde julho passado, as investigações envolvem outros importantes dirigentes do Fenerbahçe, clube mais popular da Turquia, assim como vários ex-jogadores do país.

O tribunal concedeu liberdade a outros sete acusados, do total de 23 réus que permaneciam presos por suspeita de envolvimento em uma rede de compra de partidas do futebol turco. A audiência começou na sexta-feira e se estendeu pela madrugada deste sábado. Todos os acusados que permanecem presos negam as acusações.

As acusações obrigaram a Federação de Futebol Turco a vetar a participação do Fenerbahçe na Liga dos Campeões. O time foi substituído pelo Trabzonspor. Durante o julgamento, Yildirim insinuou que o esquema de compra de partidas também atingiu equipes rivais, como o Galatasaray e o Trabzonspor, até agora considerados "limpos".



fonte: G1

Nenhum comentário: