quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Interpol prende 25 hackers ligados ao Anonymous em 4 paĆ­ses

A polĆ­cia espanhola anunciou nesta terƧa-feira a prisĆ£o de quatro hackers membros da organizaĆ§Ć£o internacional Anonymous, acusados de publicar dados confidenciais, no Ć¢mbito de uma operaĆ§Ć£o da Interpol que se estende Ć  Argentina, Chile e ColĆ“mbia. Logo apĆ³s, a OrganizaĆ§Ć£o Internacional de PolĆ­cia Criminal (Interpol) confirmou que prendeu 25 hackers suspeitos de pertencer ao grupo Anonymous nos Ćŗltimos dias em quatro paĆ­ses. A operaĆ§Ć£o an Espanha, chamada de "Thunder", faz parte de uma operaĆ§Ć£o internacional da Interpol, denominada "Exposure", que conduziu ao indiciamento de pessoas na Argentina, Chile e ColĆ“mbia.

As detenƧƵes aconteceram em uma operaĆ§Ć£o internacional que comeƧou neste mĆŖs motivada por uma onda de ataques informĆ”ticos procedentes de Argentina, Chile, ColĆ“mbia e Espanha, afirmou a organizaĆ§Ć£o em comunicado. Os ataques tiveram como alvo os sites do MinistĆ©rio da Defesa colombiano e da presidĆŖncia do paĆ­s, assim como a companhia Endesa no Chile e sua Biblioteca Nacional, entre outros.

"A operaĆ§Ć£o foi realizada por agentes nacionais de Argentina, Chile, ColĆ“mbia e Espanha, sob a Ć©gide do Grupo Interpol da AmĆ©rica Latina", acrescentou. Os agentes apreenderam 250 equipamentos informĆ”ticos e telefones celulares nos registros de 40 locais em 15 cidades, alĆ©m de cartƵes de crĆ©dito e quantidades de dinheiro que, segundo os investigadores, servia para financiar as atividades ilĆ­citas dos hackers.

"Esta operaĆ§Ć£o demonstra que a delinquĆŖncia no mundo virtual tem consequĆŖncias reais para as pessoas envolvidas e que internet nĆ£o pode ser vista como um refĆŗgio seguro para a atividade criminosa", declarou o diretor-executivo interino de serviƧos policiais da Interpol, Bernd Rossbach.

Quatro prisƵes na Espanha
Na Espanha, de acordo com a polĆ­cia, "Dois dos presos (na Espanha) foram detidos por ordem judicial, outro ficou liberdade sob fianƧa e o quarto, menor de idade, sob a custĆ³dia de seus pais", afirma o comunicado. As quatro pessoas detidas na Espanha foram acusadas de ter publicado on-line os dados pessoais dos guarda-costas que trabalhavam para o presidente do governo espanhol e de agentes da polĆ­cia nacional. TambĆ©m sĆ£o suspeitas de ter atacado sites oficiais, bloqueando-os e modificando-os.

"Um dos detidos que foram presos, do qual a polĆ­cia sĆ³ deu as iniciais F.J.B.D, conhecido como 'Thunder' ou 'Pacotron', estava encarregado supostamente de administrar e gerir a infraestrutura informĆ”tica utilizada pelo Anonymous na Espanha e na AmĆ©rica Latina, principalmente", acrescenta o comunicado. Ele foi preso em MĆ”laga (sul da Espanha). Os detidos sĆ£o suspeitos de ter cometido "crimes de associaĆ§Ć£o ilĆ­cita, danos informĆ”ticos e descoberta e revelaĆ§Ć£o de segredos", segundo o texto.



fonte: terra.com

Nenhum comentƔrio: