quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TV com acesso a banco chega em 2012 ao Brasil


Assim como vem ocorrendo com os telefones celulares há alguns anos, os televisores vão se transformar e ganhar novas utilidades. A partir do ano que vem, a maioria dos aparelhos de televisão digital fabricados na Zona Franca de Manaus vão estar equipados com o Ginga – software público brasileiro desenvolvido para promover a interatividade no aparelho.

O programa permite que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. Segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, as TV’s turbinadas com o Ginga vão custar cerca de R$ 80 a mais – um valor quase insignificante comparado ao preço de televisões aptas a receber sinal digital.

Até o fim do ano que vem, o ministério deverá ter autorizado a transmissão do sinal digital para todas as 400 geradoras do país, que são responsáveis pela produção de conteúdo. A previsão é que até 2016 todos os canais com sinal analógico já tenham sido digitalizados.

O governo trabalha também na implantação do sistema de rádio digital. Até o fim do ano, o Ministério das Comunicações espera definir qual o melhor sistema para o país.

Nenhum comentário: